Destaques

Vários cães e gatos para adopção

Veja também a nossa loja. Temos novidades para si

sábado, 28 de março de 2009

Campanha de Páscoa - Scalibor

Caros Associados, Amigos e Simpatizantes da ADAP,

vimos por este meio lançar um apelo em forma de "Campanha de Páscoa"...

Como sabem, somos uma associação ainda sem um espaço físico onde possamos albergar os nossos animais. Assim sendo, os animais encontram-se em Famílias de Acolhimento Temporário (FAT) e Hotéis para cães. Algumas das nossas FAT's e Hotéis localizam-se em zonas de campo, próximas de pequenas lagoas de água parada. Os animais que lá se encontram, começam, nesta altura do ano, a estar expostos ao grande transmissor de várias doenças... o famoso mosquito!

Queremos iniciar a protecção dos animais, mas é muito difícil, com todas as despesas que surgem diariamente.

Lançamos então esta Campanha de Páscoa, para pedir que cada um de vós apadrinhe um dos nossos animais com uma coleira Scalibor.

A Scalibor protege os animais essencialmente do mosquito Phlebotomus, transmissor do parasita Leishmania que provoca Leishmaniose, e do mosquito Culex, transmissor do parasita Dirofilaria que provoca Dirofilariose no animal.

Abaixo pode ver uma foto dos animais que estarão mais expostos aos mosquitos durante a época quente que se aproxima. Escolha um animal e envie-nos a informação da sua escolha. Nessa altura dar-lhe-emos informações acerca de onde poderá comprar a coleira Scalibor, e como a poderá entregar. O preço da Scalibor varia entre os 15-18€, aproximadamente.

Agradecemos toda a divulgação possível, e principalmente, muita colaboração na aquisição das coleiras.

Photobucket

Informações acerca destes parasitas e as doenças que provocam:

Leishmania - é um parasita intracelular de macrófagos (células do sangue), só visível a microscópio. Quando o sangue contaminado de um animal é sugado pela fêmea do mosquito Phlebotomus, o parasita muda de forma dentro do intestino do mosquito, divide-se repetidamente e migra para as suas glândulas salivares. Quando o mosquito portador "pica" um animal saudável, o parasita é inoculado no sangue do novo animal, invadindo os seus macrófagos e procedendo a novas divisões.
A Leishmaniose é uma doença grave, que pode levar à morte do animal, por dilatação crónica e irreversível do baço, do fígado e dos linfonodos.
É uma doença transmissível aos humanos, pelo que é nosso dever proteger os animais, estando desta forma a protegermo-nos também.

Dirofilaria - em adulto é um parasita longo e delgado, com cerca de 20 a 30 cm de comprimento, logo, bem visível a olho nú. Os adultos vivem no coração e nos vasos sanguíneos próximos. No animal infectado, as fêmeas do parasita libertam microfilárias (formas larvares do parasita, só visíveis a microscópio) para a corrente sanguínea do animal. Quando o sangue contaminado é sugado pela fêmea do mosquito Culex, as microfilárias migram para as peças bucais do mosquito, que, quando "pica" um animal saudável, inocula no seu sangue as microfilárias. Estando no sangue do novo animal, o parasita migra para o coração, onde permanece. A Dirofilariose é uma doença grave, que pode levar à morte do animal por obstrução do fluxo sanguíneo, insuficiência cardíaca, embolia pulmonar, hipertrofia cardíaca, etc.


A proximidade dos nossos animais ao campo aumenta em muito a possibilidade de infecção, uma vez que as fêmeas destes mosquitos depositam os seus ovos na água, ou perto dela, pois os ovos necessitam de condições húmidas para sobreviverem.

Ajude-nos a proteger os nossos animais...!