Destaques

Vários cães e gatos para adopção

Veja também a nossa loja. Temos novidades para si

Sobre a ADAP

A ADAP foi constituída em 2008 e não tem instalações para gatos ou cães e os animais para adopção a cargo da ADAP encontram-se ou em nossas casas, ou em hotéis caninos ou em FATs (famílias de acolhimento temporário). 
Também não tem qualquer apoio monetário do entidades privadas ou estatais, o dinheiro que angariamos para ajudar os 4 patas provêm das quotas dos sócios, donativos e vendas nas feiras da ladra de Portimão e Ferragudo.

A nossa união começou em Abril de 2008, num núcleo principal de 5 pessoas, com um projecto para fazer algo pelos animais de Portimão. Começámos por resolver uma situação de animais de rua e com idas frequentes ao canil municipal para fotografar os cães que dão lá entrada, divulgá-los e tentar arranjar donos, evitando assim o seu abate e resgatando ocasionalmente alguns, conforme a nossa disponibilidade.

Em Agosto do mesmo ano constituímos legalmente a Associação, com as vantagens que isso implica, permitindo por exemplo a inscrição de sócios, emissão de recibo, etc.

As principais áreas de actuação da ADAP têm sido e continuam a ser:
- divulgação e resgate de animais do Canil Municipal de Portimão (são animais que se encontram em risco, pela legislação em vigor)
- divulgação e resgate de animais de rua (que estejam em situação de risco)
- alojamento, alimentação e assistência veterinária
- esterilização de animais de rua e todos os dados para adopção pela ADAP
- campanhas de adopção
- campanhas de angariação de donativos
- campanhas de sensibilização em eventos, escolas, etc
- divulgação de animais desaparecidos ou encontrados

Nesta luta temos vários tipos de dificuldades... Por exemplo:
- Falta de espaço. A ADAP não tem canil/gatil, instalações, abrigo nem terreno. Apenas temos as nossas casas e as casas de pessoas que nos ajudam sendo FAT (Família de Acolhimento Temporário) de cães ou gatos. Temos tido e temos ainda alguns cães em hóteis caninos, locais pagos e que com grande esforço e sacrífcio vamos custeando todos os meses o seu alojamento.

- Falta de dinheiro. Subsistindo apenas das quotas dos associados e de donativos, a condição financeira da ADAP está sempre no limite. Despesas veterinárias, medicação, desparasitações, vacinações, esterilizações, alojamento de cães em hóteis caninos tudo isto dá uma despesa enorme.

- Falta de sensibilidade da população. Abandono, maus tratos, ninhadas indesejadas e depois despejam os bebés no canil ou no lixo (já cuidámos de tanto gatinho e cachorro encontrado no lixo e amamentado a biberon!), adopções irresponsáveis ou por impulso. Quando é que as pessoas compreendem que os animais sentem e sofrem, são uma responsabilidade para a vida e que a esterilização é fundamental?

- Falta de compreensão. Telefonar/mandar email a informar-nos que está no sítio X um cão/gato é muito fácil. Dizer "está ali, vão buscar, arranjem sítio para pôr, tratem, paguem e desenrasquem-se" não chega. Nós somos pessoas normais que trabalham, têm família e amigos, que moram em apartamentos ou têm um pequeno quintal. Esforçamo-nos ao máximo, oferecendo as nossas casas para acolher animais que precisam e dedicando a maioria do nosso tempo livre a esta causa. Mas não fazemos milagres e com grande pena nossa muitas vezes não podemos dizer o que as pessoas querem ouvir que é "Sim senhor, vamos já buscar!". Se quer ajudar um animal, acolha-o em casa, tire fotos, divulgue que teremos todo o gosto em ajudar a divulgar. Se nós conseguimos ajudar animais você também consegue, é uma questão de querer e ser proactivo. Têm UM cão ou Um gato e por isso não pode acolher um animal em casa? Pois nós temos VÁRIOS e no entanto lá nos vamos arranjando.

- Falta de voluntários. Nomeadamente para visitar os cães em hotel, divulgação na internet, captura de gatos de rua para esterilização, etc