CÃES DA LOTA DE FERRAGUDO,
PARCHAL, LAGOA-ALGARVE
LEIA, É MUITO IMPORTANTE
Há cerca de 1 ano que a ADAP iniciou um trabalho tendente a melhorar a saúde e a qualidade de vida destes animais e em consequência uma melhoria repercutida nas pessoas que ali habitam. Iniciou-se um processo sistemático de esterilização /castração de todos eles, bem como ao tratamento de doenças de que eram portadores, em especial a sarna, faltando apenas castrar 4 machos, num universos de duas dezenas de canídeos e uma dezena de gatos.
Esta iniciativa só foi possível devido ao empenho e esforço desta associação e da Sra. D. Irene Paixão, à colaboração financeira de uma associação estrangeira de defesa dos direitos dos animais - NANDY FOUNDATION - e ao auxílio indispensável dos pescadores aqui residentes, a quem agradecemos reconhecidamente.
Tivemos conhecimento através da comunicação social de que um destes canídeos terá atacado um pescador idoso que circulava em motorizada. Apurámos que o senhor caiu sozinho ao se tentar desviar de alguns cães que corriam atrás da motorizada, pelo que os hematomas e as feridas incisivas derivam basicamente da queda.
Fala-se agora na eventualidade de os animais serem retirados em bloco daquele espaço e conduzidos para o Canil Municipal de Lagoa que é de abate.
Há mais de 10 anos que este problema existe sem que tenha sido pensada um solução digna, adequada, humana. A única que tem sido tentada é o ABATE DOS ANIMAIS. Os pescadores e as associações locais têm-se oposto. Estes animais não são adotáveis e só serão felizes se mantidos livres. Pedidos de auxílio às autarquias dos concelhos limítrofes para tratar e esterilizar os animais foram infrutíferos.
Nenhum órgão autárquico quis assumir a responsabilidade de lidar com o problema de forma satisfatória no que concerne aos direitos dos animais . Se somos seres humanos, devemos agir como tal. Os animais após esterilizados tornam-se gradualmente mais calmos e sociáveis e deixaram já - por nossa intervenção - de constituir perigo para a saúde pública; os pescadores estimam e protegem muito estes animais , vendo neles os únicos e fieis amigos que lhes dão alento e os ajudam na vida difícil e miserável que levam...; estes animais são considerados animais comunitários protegidos por legislação em vigor; o facto de se pensar que, retirando os animais daquela zona, o problema fica resolvido, constitui uma ilusão, pois em breve estará povoado por tantos outros animais que ali serão abandonados ou nascerão indesejadamente...
Por isso devem os cidadãos deste concelho em particular , tomar 2 atitudes urgentes e relevantes em relação a este assunto:
Opôr-se frontalmente à iniciativa de ABATE MACICO , insensível e egoísta dos animais da Lota de Ferragudo, enviando emails para as juntas de freguesia de Parchal, Ferragudo Estômbar, Lagoa , Porches e Carvoeiro e à Camara Municipal de Lagoa;
Em Outubro, nas próximas eleições autárquicas, pense bem em votar naqueles responsáveis autárquicos que agem com verdadeiro respeito e amor por seres tão próximos do animal racional , mas com qualidades e atributos que envergonham os ditos "humanos".
Pense nisso...